Huawei Cloud lidera o mercado de nuvem governamental na China por sete anos consecutivos
24 de julho de 2024 GMT+08:00
A IDC, principal provedora global de pesquisa de mercado e consultoria em TI, divulgou novos relatórios que oferecem insights sobre os mercados de nuvem governamental na China em 2023. Os estudos examinam detalhadamente o desenvolvimento do mercado, o ambiente competitivo e a participação de mercado dos principais provedores nos segmentos de nuvem dedicada, nuvem pública e serviços de operações em nuvem voltados para o setor governamental. Segundo esses relatórios, a Huawei Cloud manteve sua posição de liderança nos seis principais mercados de nuvem governamental da China, incluindo os segmentos de nuvem geral, IaaS, PaaS e nuvem dedicada, pelo sétimo ano consecutivo.
Adoção acelerada da nuvem e novo crescimento impulsionados por grandes modelos de IA e dados
A IDC delineia o cenário em evolução do mercado de nuvem governamental na China:
· Em 2023, o tamanho total do mercado atingiu CNY 79,45 bilhões, com nuvens dedicadas em CNY 55,76 bilhões, nuvens públicas em CNY 15,47 bilhões e serviços de operações em nuvem em CNY 8,22 bilhões. As implementações centralizadas de plataformas de nuvem governamental estão quase completas, abrangendo quase todas as províncias e 90% das cidades. No entanto, apenas 29% dos sistemas de informação são baseados na nuvem, o que apresenta um potencial significativo para transformação em nuvem no futuro.
· As nuvens governamentais estão progressivamente integrando abordagens inteligentes e orientadas por dados. Modelos governamentais facilitam a gestão e serviços inteligentes abrangentes nas cidades, impulsionando a inovação nas nuvens governamentais. A abertura e circulação de dados, emergindo como novas tendências, ampliam os casos de uso das nuvens governamentais.
· Centrais de computação inteligente são fundamentais para o desenvolvimento da nuvem governamental. Com a política da economia digital concentrando-se na IA, espera-se que a nuvem governamental aumente as capacidades de computação inteligente para atender às crescentes necessidades de processamento de dados, análise e suporte à tomada de decisões durante a transformação digital das organizações governamentais.
· Cada vez mais clientes governamentais estão ansiosos para migrar para a nuvem. Após moverem serviços básicos para a nuvem, eles buscam inovação em serviços e, uma transformação mais abrangente e demandam serviços profissionais para apoiar operações detalhadas, consultoria e soluções específicas para cenários.
Huawei Cloud impulsiona clientes a migrar para a nuvem com inovação inteligente e digital
Pesquisas da IDC indicam que a Huawei Cloud detém uma posição de liderança no mercado de nuvem governamental dedicada na China, com uma participação de mercado de 22,9%. Sua participação no mercado de IaaS subiu para 25,7%, e ela mantém uma liderança significativa no mercado de PaaS. Todas essas conquistas são resultado da inovação contínua em tecnologias fundamentais e soluções específicas para cenários.
No domínio da inteligência, o Huawei Cloud Stack fornece uma plataforma de computação e um pipeline de desenvolvimento de IA com inovação independente em todos os níveis. Eles também lançaram a primeira nuvem híbrida do setor para grandes modelos de IA, ajudando clientes governamentais a criar modelos de IA locais de grande porte em uma única etapa. Isso melhora significativamente a qualidade e a eficiência de serviços governamentais, operações administrativas e governança urbana. Além disso, a Huawei Cloud está ativamente firmando parcerias com municípios para estabelecer centrais de computação de IA e hubs de desenvolvimento de modelos de IA em escala urbana, mantendo o compromisso de "uma cidade, uma nuvem". A Huawei Cloud não só apoia os clusters setoriais de cada cidade, mas também cultiva um ecossistema inteligente vibrante. Esses esforços são especificamente direcionados a impulsionar a transformação inteligente e abrangente em diversos setores urbanos.
No campo dos dados, a solução de circulação de dados da Huawei Cloud aproveita tecnologias de ponta, incluindo Trusted Intelligent Computing Service (TICS), Exchange Data Space (EDS) e blockchain. Essas tecnologias trabalham juntas para garantir um fluxo de dados seguro e confiável, maximizando assim o valor dos dados públicos. Além disso, a solução oferece recursos inovadores como engenharia de dados e espaços de dados, que simplificam o processo de fornecimento, transferência e utilização de dados.
A Huawei começou a trabalhar no mercado de nuvem governamental em 2012. Desde então, realizou mais de 900 projetos de nuvem governamental globalmente, ajudando clientes governamentais a migrar para a nuvem e a dar um salto inteligente e digital.
Em sua função de principal parceiro para grandes modelos de IA no Laboratório de inovação da Digital Guangzhou, o Huawei Cloud Stack desenvolveu aplicações inovadoras, incluindo assistência inteligente para redação de documentos e orientação, com base no Modelo governamental Pangu. Eles têm se esforçado para estabelecer uma estrutura abrangente de desenvolvimento e operação de grandes modelos de IA que melhore a coordenação urbana. Neste laboratório, a consulta e o processamento inteligente de mais de 2.200 processos governamentais foram realizados, automatizando a gestão de documentos, desde a entrada até a redação, revisão e aprovação final. No distrito de Baiyun, a Huawei Cloud, utilizando o Modelo governamental Pangu, identificou rapidamente mais de 90 questões de gestão urbana, como uso não autorizado de estradas e resíduos abandonados. Uma vez detectados, esses problemas podem ser resolvidos de forma eficiente. Adicionalmente, o Guangzhou Digital Technology Group trabalhou com a Huawei para estabelecer uma central pública de computação de IA com uma capacidade de computação excepcional de 300 petaFLOPS. Essa central atende a uma ampla gama de mais de 220 empresas, instituições de pesquisa e universidades, fornecendo suporte de computação inclusivo. O grupo e a Huawei trabalharam com seus parceiros para desenvolver mais de 260 soluções inovadoras.
O governo de Dongguan trabalhou com a Huawei Cloud para estabelecer o central de modelos Pangu, com o objetivo de impulsionar o avanço industrial da cidade. Nesta central, foi desenvolvido um modelo de manufatura inteligente agregando conjuntos de dados de manufatura, que foi integrado aos processos de produção das empresas. A central está pronta para introduzir mais de 100 modelos específicos para cenários, estendendo seus serviços a mais de 300 empresas de manufatura em Dongguan. Essa iniciativa foi concebida para manter Dongguan na vanguarda da inteligência.
Em colaboração com o Shanghai Data Group, o Huawei Cloud Stack estabeleceu a plataforma "Tianji Zhixin", uma peça fundamental dos "Espaços de dados da cidade" de Xangai. Essa plataforma consolida dados públicos, setoriais e empresariais, promovendo a inovação e melhorando a eficiência em finanças inclusivas, comércio transfronteiriço e saúde.
O Yancheng Big Data Group, em colaboração com a Huawei Cloud e a Universidade de Tsinghua, criou o "padrão de desenvolvimento de Yancheng" orientado por dados. Eles desenvolveram aplicações inovadoras, incluindo o aplicativo "My Yancheng", uma plataforma de serviços financeiros e uma plataforma abrangente de habilitação setorial para Yancheng. Essas iniciativas melhoraram a eficiência da governança da cidade e impulsionaram o desenvolvimento da economia digital.
Pensando no futuro, a Huawei Cloud seguirá ampliando sua atuação no setor governamental e incorporando tecnologias de ponta, como IA e Big Data, ao núcleo das operações governamentais e da gestão urbana. A Huawei Cloud está comprometida em impulsionar a revolução da produtividade e guiar as cidades rumo a um futuro mais ágil, centrado nos cidadãos, em constante evolução e mais inteligente.