Comunicados de imprensa > A Huawei Cloud e a Agência meteorológica de Shenzhen anunciam um modelo de IA regional

A Huawei Cloud e a Agência meteorológica de Shenzhen anunciam um modelo de IA regional

23 de Março de 2024

[Shenzhen, China, 23 de março de 2024] A Huawei Cloud e a Agência meteorológica da cidade de Shenzhen anunciaram que o seu modelo regional de previsão do tempo com IA foi oficialmente implementado. O modelo regional é pioneiro nesse tipo de previsão. Ele permite a geração rápida de previsões para cinco dias em um alcance preciso de 3 km. O anúncio foi realizado em um evento em Shenzhen para marcar o dia mundial da meteorologia de 2024.

Ele foi nomeado modelo regional "Zhiji", em chinês, uma referência à tecnologia de IA, à cultura chinesa e ao clima agradável. O modelo é baseado no modelo Pangu-Weather da Huawei Cloud e pré-treinado com conjuntos de dados regionais de alta qualidade. Ele pode gerar previsões para 5 dias com uma resolução espacial de 3 km para Shenzhen, bem como suas regiões vizinhas. O alcance de 3 km é mais refinado do que os modelos globais típicos que operam com uma resolução espacial de 25 km. As previsões cobrem uma ampla gama de variáveis meteorológicas, incluindo temperatura, precipitação e velocidade do vento.

Comparada aos modelos meteorológicos globais típicos, a capacidade deste modelo regional de obter detalhes meteorológicos em menor escala é significativamente aprimorada. No período de teste iniciado em fevereiro deste ano, o modelo regional demonstrou alta precisão na previsão de vários períodos de clima frio em Shenzhen, fornecendo assim uma fonte inovadora para alertas sobre temperaturas baixas. No futuro, a equipe planeja aprimorar ainda mais o modelo e aperfeiçoar sua capacidade de fornecer previsões precisas de precipitação.

Durante décadas, a agência meteorológica da cidade de Shenzhen explorou novas maneiras de fornecer serviços meteorológicos melhorados e fortalecer a preparação para desastres, para atender às necessidades de uma megacidade como Shenzhen. "A previsão do tempo é vital para a prevenção e mitigação de desastres", disse Lan Hongping, vice-diretor da Agência meteorológica da cidade de Shenzhen. "A Agência meteorológica de Shenzhen tem consistentemente buscado maneiras de aprimorar os serviços de previsão do tempo e alerta, e vemos a IA como uma ferramenta importante para alcançar esse objetivo. Por meio da nossa inovação conjunta com a Huawei Cloud, esperamos aprimorar ainda mais nossos serviços, visando atender melhor os moradores de Shenzhen e contribuir para o desenvolvimento futuro da cidade."

William Dong, Presidente do Departamento de marketing da Huawei Cloud, disse: "O lançamento deste modelo meteorológico regional de IA para Shenzhen significa que a IA pode fornecer novas formas de possibilitar previsões meteorológicas precisas e em menor escala. Isso também marca um importante avanço científico após a publicação de um artigo sobre o modelo Pangu-Weather na renomada revista científica Nature em julho do ano passado, demonstrando como as descobertas científicas podem ser aplicadas muito além do laboratório, a fim de fornecer benefícios tangíveis."

Dong adicionou, "No futuro, a Huawei Cloud continuará a inovar em métodos de previsão do tempo com IA e a expandi-los para beneficiar mais setores, fornecendo serviços meteorológicos mais refinados e aprimorando a preparação para desastres."

Segundo a Organização mundial de meteorologia, eventos climáticos e riscos associados à água causaram aproximadamente 12 mil desastres entre 1970 e 2021, resultando na morte de mais de dois milhões de pessoas e ocasionando prejuízos econômicos de 4,3 trilhões de dólares. Alertas precoces podem reduzir significativamente o número de vítimas e evitar perdas econômicas significativas. Quanto mais precisa for a previsão do tempo, mais eficazes serão os alertas antecipados. Com sua capacidade de processar grandes volumes de informações e detectar padrões a partir deles, a IA pode continuar a tornar a previsão do tempo mais precisa e acelerar o tempo de previsão. Globalmente, agências meteorológicas têm incorporado modelos de IA desenvolvidos por empresas de tecnologia em suas considerações de previsão.

O anúncio de um modelo regional representa outro avanço significativo para o Pangu-Weather. Em julho de 2023, um artigo sobre o modelo Pangu-Weather da Huawei Cloud foi publicado na revista científica Nature. Em agosto, o modelo Pangu-Weather da Huawei Cloud foi disponibilizado publicamente no site do Centro europeu de previsões meteorológicas de médio prazo (ECMWF). O modelo Pangu-Weather também foi nomeado uma das 10 principais realizações científicas na China em 2023. Em dezembro de 2023, a Huawei Cloud também anunciou uma iniciativa para trabalhar com a Agência meteorológica da Tailândia para desenvolver um modelo Pangu-Weather para o país.

A estação das monções no sul da China está chegando. A Huawei Cloud e a agência meteorológica da cidade de Shenzhen planejam trabalhar juntas para verificar e avaliar de forma abrangente este modelo regional de previsão do tempo com IA durante esta temporada, além de continuar a aprimorar o modelo e utilizá-lo para fornecer informações úteis aos meteorologistas.