HUAWEI CLOUD lança diagnóstico auxiliado por IA para a COVID-19, gerando resultados de quantificação de tomografias computadorizadas em segundos
26 de Fevereiro de 2020
Diante da epidemia da COVID-19, a Comissão Nacional de Saúde da China incluiu recursos de tomografias computadorizadas como padrão de diagnóstico clínico para a doença na província de Hubei em sua solução oficial de diagnóstico e tratamento anunciada em 4 de fevereiro de 2020. Como um dos métodos de decisão para diagnóstico e tratamento da COVID-19, tomografias computadorizadas possibilitam avaliações rápidas e eficazes. Entretanto, devido ao grande número de lesões nos pulmões e às rápidas mudanças, diversas novas verificações e revisões de imagem eram necessárias em um curto período de tempo, aumentando significativamente a carga de trabalho dos radiologistas. Além disso, a quantidade de radiologistas capazes de diagnosticar com precisão e analisar a COVID-19 não são suficientes, afetando a eficiência dos resultados.
Recentemente, a HUAWEI CLOUD atuou em conjunto com a Huazhong University of Science & Technology e a Lanwon Technology no desenvolvimento e lançamento de um serviço de análise quantitativa de exames de imagem auxiliada por IA para a COVID-19. Com as tecnologias de IA líderes da HUAWEI CLOUD, como visão computacional e análise de exames de imagem, o serviço consegue gerar de forma automática, rápida e correta resultados de quantificação de tomografias computadorizadas para radiologistas e médicos clínicos, aliviando a escassez de profissionais da saúde que consigam diagnosticar com precisão a COVID-19, diminuindo a pressão de quarentenas e reduzindo a carga de trabalho dos médicos. Esse serviço também utiliza as capacidades computacionais poderosas dos chips de IA da série Huawei Ascend para gerar os resultados de quantificação de um único caso em segundos. A combinação "IA + revisão médica" é dezenas de vezes mais rápida que a avaliação quantitativa manual, melhorando consideravelmente a eficiência do diagnóstico.
A HUAWEI CLOUD aproveita as tecnologias de visão computacional e de análise de exames de imagem para segmentar as múltiplas opacidades em vidro fosco (CGOs) e consolidações pulmonares, e para realizar avaliações quantitativas por meio de tomografias computadorizadas dos pulmões dos pacientes. Combinando informações clínicas e resultados laboratoriais, o serviço ajuda os profissionais da saúde a distinguir com mais precisão os estágios iniciais, avançados e severos da COVID-19 para facilitar a triagem antecipada e a prevenção - ou o controle. Para casos confirmados em hospitais, esse serviço auxiliado por IA pode realizar registro e análise quantitativa dos dados dinâmicos 4D de diversas novas verificações dentro de um curto período de tempo, contribuindo para que os médicos avaliem de forma eficaz as condições dos pacientes e o efeito do uso de medicamentos.
Com base na análise de centenas de casos de COVID-19 e casos de não infecção, o serviço de diagnóstico quantitativo auxiliado por IA da HUAWEI CLOUD implementou o Coeficiente de Similaridade Dice (DICE: sobreposições entre as lesões previstas e as lesões reais) e a Diferença de Volume Absoluto (AVD: diferenças no volume entre as lesões previstas e as lesões reais) da segmentação da área lesionada. Os resultados são altamente consistentes com desenho manual preciso de médicos. Adicionalmente, com os chips de IA da série Huawei Ascend, o serviço pode gerar resultados de quantificação de tomografias computadorizadas em segundos. Comparada com os métodos tradicionais que os médicos utilizam para elaborar manualmente ROIs para avaliações quantitativas, essa solução melhora significativamente a eficiência do diagnóstico.
A análise de exame de imagem que alinha "IA + tomografia computadorizada" para a COVID-19 foi desenvolvida e construída com base na plataforma de análise da HUAWEI CLOUD EIHealth. Essa plataforma utiliza o cluster de serviço da HUAWEI CLOUD AI Ascend e a plataforma completa de desenvolvimento e gerenciamento de IA da ModelArts para implementar rotulagem e governança de dados de exames de imagem, treinamento e avaliação de modelo e renderização visualizada, fornecendo suporte robusto a universidades e hospitais com a força de computação, plataforma e algoritmo que utilizam inteligência artificial em grande escala.
Atualmente, a HUAWEI CLOUD vem trabalhando com membros de diferentes indústrias para conduzir variados projetos de pesquisa científica baseados em IA para a COVID-19. Além disso, a empresa também anunciou os resultados da triagem em ultralarga escala auxiliada por computação de medicamentos em conjunto com diversos institutos de pesquisa científica.