PERFIL DA EMPRESA

Com início em 2022 no estado de Yucatán, o projeto TECH4NATURE MEXICO, uma colaboração entre União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), Huawei Cloud, Rainforest Connection e C Minds, envolve a implementação de um sistema de monitoramento integrado e contínuo composto por câmeras e soluções acústicas em florestas e pantanais para identificar e rastrear onças-pintadas e suas presas, bem como os impactos das mudanças climáticas na região. O projeto usa a plataforma de IA ModelArts da Huawei Cloud para analisar os dados coletados. O projeto usa a plataforma de IA ModelArts da Huawei Cloud para analisar os dados coletados.


A biodiversidade na área está ameaçada por vários fatores combinados, incluindo a caça furtiva, o desmatamento e a aceleração de mudanças climáticas.


A Rainforest Connection forneceu soluções acústicas para o registro de sons na floresta tropical e trabalha com a Huawei Cloud em vários projetos na iniciativa global TECH4ALL em diversos países da América Latina e Caribe, incluindo México, Costa Rica, Chile, Colômbia e Equador.


Com o registro de sons e o monitoramento do que está acontecendo na floresta tropical, é possível treinar os algoritmos usados para identificar os sons associados àqueles produzidos por diferentes espécies e também por atividades humanas ilegais.

Uma das razões pelas quais escolhemos Dzilam é por ser um ecossistema relativamente bem preservado, embora seja uma área conhecida pela caça e extração ilegal de madeira. Com a presença de uma espécie tão importante (a onça-pintada) confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Sustentável de Yucatán, decidimos que a área era ótima para iniciar o projeto.

C Minds


C Minds

Uma das razões pelas quais escolhemos Dzilam é por ser um ecossistema relativamente bem preservado, embora seja uma área conhecida pela caça e extração ilegal de madeira. Com a presença de uma espécie tão importante (a onça-pintada) confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Sustentável de Yucatán, decidimos que a área era ótima para iniciar o projeto.

BENEFÍCIOS PARA O CLIENTE

O projeto TECH4NATURE em Yucatán, especificamente na reserva pantaneira de Dzilam, ajudou com o registro de mais de 30 mil fotos e 550 mil gravações de áudio e vídeo.


Os dados coletados são processados usando as plataformas de IA ModelArts da Huawei Cloud e Arbimon da Rainforest Connection. Com essas plataformas, a equipe de conservação conseguiu identificar pelo menos 119 espécies, incluindo 5 onças-pintadas, 88 aves, 22 mamíferos, 5 répteis e 4 anfíbios. Destas, 34 espécies estão na lista vermelha de espécies ameaçadas da IUCN.


Com a ajuda do sistema de IA da equipe da Huawei Cloud, essa é a primeira vez que pesquisadores locais identificaram esse grupo de onças-pintadas na reserva desde que o projeto começou em 2022.Ambientalistas estimam que haja cerca de 4.000 a 5.000 onças-pintadas em estado selvagem no México, e mais da metade delas vivem na península de Yucatán, tornando-se uma das principais regiões para a sua proteção e conservação. Antes do projeto, especialistas locais não sabiam se a reserva abrigava onças, muito menos quantas eram.


A cada 40 dias, uma equipe de especialistas, incluindo os do governo do estado de Yucatán e da comunidade de Dzilam, coletam dados do sistema de monitoramento instalado na selva e nos pantanais de Dzilam.


"Estamos criando a fundação para uma plataforma de monitoramento de biodiversidade em todo o estado com a IA da Huawei Cloud. Nossa espécie guarda-chuva é a onça-pintada, porque se nos certificarmos de protegê-la, protegeremos tudo o que as rodeia."


"O que estamos fazendo é um passo enorme e pioneiro na tomada de decisões para a conservação e soluções baseadas na natureza", comenta o coordenador do projeto da agência de inovação C Minds.


Os dados dos sensores do sistema de monitoramento são coletados a cada 40 dias. A equipe de pesquisadores faz uma visita à reserva e leva esses dados aos laboratórios da Universidade Politécnica de Yucatán, em Mérida.


Os dados são enviados para uma plataforma de Big Data (devido ao grande volume de informações), processados em alta velocidade e com inteligência artificial. Nesse momento, a plataforma começa a entender as imagens e a detectar os animais sujeitos ao estudo.


"Nós temos terabytes de dados. Se um sistema puder processá-los e nos reportar o que está acontecendo, será muito mais fácil. Os dados coletados até agora geraram ideias que nos ajudam a entender a vida das espécies e contribuem para a conservação da biodiversidade," afirma a C Minds.

  • espécies catalogadas

    espécies catalogadas

  • espécies incluídas em modelos acústicos

    espécies incluídas em modelos acústicos

  • de precisão do algoritmo de detecção em imagens

    de precisão do algoritmo de detecção em imagens

A EXPERIÊNCIA DE TRABALHAR COM A HUAWEI CLOUD

Sayda Rodríguez, Secretária de Desenvolvimento Sustentável de Yucatán, comenta que o conhecimento reunido por meio do sistema de monitoramento é útil para impulsionar os esforços de conservação.

  • "A primeira coisa que descobrimos foi a dificuldade de convencer alguém a investir em conservação. O conhecimento é extremamente valioso. O que temos agora com o monitoramento são coisas que, se não as vemos, não sabemos que existem. Se as pessoas não sabem que temos esses animais, elas não nos ajudam", explica Sayda.

  • O projeto envolve muitos parceiros e partes interessadas, como a IUCN, a Universidade Politécnica de Yucatán, a iniciativa AI for Climate da C Minds, Rainforest Connection, a comunidade local de Dzilam, as autoridades governamentais em Yucatán, bem como a Huawei Cloud, a empresa provedora da nuvem.

  • A proteção da onça-pintada significa muito para as comunidades locais. Juan Castillo, um líder comunitário na reserva Bravo Dzilam, alega que ouviu falar das onças-pintadas desde que era jovem. No México, a população de onças-pintadas está crescendo, aumentando de 4.025 em 2010 para 4.766 animais em 2018. Esse é um sinal promissor de que as estratégias de conservação com a ajuda da tecnologia estão funcionando. As onças-pintadas estão retornando à península de Yucatán.

  • Juan Castillo relata: "Toda essa região é habitat da onça-pintada. Desde criança, gostei de saber que ela faz parte de nós. Às vezes, o que eu digo faz as pessoas rirem: no dia em que eu morrer, gostaria de ser uma onça-pintada. Gostaria que houvesse uma forma para cuidarmos delas, porque se não o fizermos, só vamos poder vê-las em livros."